Pixabay.com

Casa Duplex ou Casa Plana? O Que Ponderar Na Hora De Decidir?

13/06/2018

Saiba a diferença entre esses dois tipos de residência e as vantagens e desvantagens de cada uma.

 

Então você prefere comprar uma casa a um apartamento e, apesar de já estar há algum tempo na busca de residências à venda em um ou outro site de imóveis na web, não está conseguindo se decidir entre os modelos de casas disponíveis.

Tudo bem, você não está sozinho.

Na verdade, é bem comum haver dúvidas sobre os tipos de casas à venda no mercado, principalmente em relação às suas necessidades. É nessa hora que todo mundo pensa: “será que esse modelo é o ideal para mim”?

Essa é uma pergunta que só você poderá responder. Você mesmo terá que sentar, pegar um papel e uma caneta e fazer um levantamento do que está buscando no momento.

Entre os tipos de casas disponíveis no mercado atualmente, as planas e as duplex são as mais procuradas e, provavelmente, você já deve tê-las visto várias vezes em anúncios naquele site de imóveis que costuma visitar.

Mas... será que você sabe a diferença entre uma casa plana e uma casa duplex?

Na verdade, esta dúvida é daquelas bem fáceis de se explicar. A primeira coisa a se ter em mente é que não há certo ou errado neste caso. Existe, sim, o ideal para a sua realidade, como já falamos anteriormente.

E só conhecendo as principais vantagens de cada tipo de habitação que será possível decidir qual dos dois imóveis é o ideal para você.

Afim de te ajudar nessa decisão foi que decidimos criar este post com as diferenças entre casas duplex e casas planas, bem como as vantagens de cada uma.

Acreditamos que o conteúdo que você encontrará aqui já vai te ajudar bastante na hora da tomada de decisão. Esperamos que goste!

 

O que são casas planas?

 

Resultado de imagem para casas planas 

Como você pode ver na imagem, casas planas são imóveis que possuem apenas um andar. Também conhecidas como casas térreas, normalmente são construídas em terrenos maiores do que os de casas duplex.

Perceba, então, que para quem está em busca de terrenos à venda em Curitiba para construir uma casa do zero, é interessante analisar se a dimensão do lote permite um projeto de casa térrea confortável.

Dependendo do tamanho do terreno, pode ser que não haja muito espaço lateral para a quantidade de cômodos que você deseja construir. E é aí que surge a oportunidade (ou a necessidade) de se expandir verticalmente o imóvel — como é o caso das casas duplex.

Mas, antes de abordar o que são casas duplex e todas as suas vantagens, vamos dar uma olhada nos pontos positivos de se adquirir uma casa plana.

 

Vantagens em se comprar uma casa plana

 

A primeira vantagem de uma casa plana é o fato de não haver escadas, sendo ideal para famílias que possuam pessoas com deficiência ou ainda crianças e idosos, que precisam de atendimento especial.

Geralmente em casas de dois ou mais andares, os quartos costumam ficar do segundo pavimento para cima e, quando algum morador se machuca, por exemplo, e perde a possibilidade de subir as escadas, há também o percalço do mesmo ter que ficar dormindo no andar de baixo em algum sofá ou cama improvisada.

Aí, quando surge uma visita, há o constrangimento da mesma acabar vendo a pessoa acidentada dormindo, de camisola, à vista de todos.

É por isso que, quando falamos em casas de um pavimento só, não estamos falando apenas de uma casa ampla, mas sim de mais acessibilidade a todos os membros da família e até a possíveis visitantes com limitações que, um dia, queiram conhecer a habitação.

Por esse motivo que pesquisas revelam que cada vez mais esses tipos de residência estão sendo procuradas no mercado imobiliário e, em relação às casas duplex, acabam sendo inclusive mais fáceis de se vender ou alugar.

Outra vantagem na aquisição de casas planas é que também são mais baratas se comparadas às casas duplex.

 

O que são casas duplex?

Imagem relacionada

Sabe aqueles sobrados à venda em Curitiba que você viu enquanto pesquisava por imóveis à venda na internet? Pois é, casas duplex são exatamente assim. Tratam-se de residências compostas por dois pavimentos.

Como já mencionado acima, pode ser uma oportunidade para quem está pensando em construir um imóvel em terrenos não tão extensos, uma vez que a opção de expandir a casa na vertical pode compensar a falta de espaço no primeiro andar.

E, diferente do que ocorre hoje no mercado imobiliário em relação às casas planas, é bem mais fácil encontrar casas duplex à venda.

Afinal de contas, as construtoras estão cada vez mais investindo em imóveis compactos para um maior aproveitamento dos terrenos. E, para manter a valorização das casas no mercado, a solução acaba sendo a construção de casas duplex.

Assim, o que se pode observar é que para se ter uma casa com quatro quartos, por exemplo, você vai encontrar o dobro de ofertas de casas duplex do que casas planas, se quiser comprar imóveis prontos para morar.

Abaixo, veja algumas vantagens de se optar por casas duplex.

 

Vantagens em se comprar uma casa duplex

 

Como você já pôde ver nos exemplos de sobrados à venda em Curitiba, ainda que esse tipo de habitação ocupe menos espaço no terreno, é, sim, possível ter mais cômodos em um andar superior.

Outra vantagem das casas duplex é a vista, ideal para escritores e pessoas que precisem de uma inspiração extra para criar projetos e inovar no trabalho. Já pensou montar uma rede na sacada do andar superior para descansar nas tardes frias ou para ler um livro acompanhado de uma belíssima vista para o mar?

Não há mais nada a se pedir da vida, não é mesmo?

Isso, sem falar na opção mais variada de fachadas modernas. Em casas duplex, há uma maior quantidade de opções de acabamentos e personalização.

 

Concluindo, então...

Como você pôde perceber até aqui, tanto um modelo de casa como outro tem suas vantagens.

Se você mora com um idoso ou tem filhos pequenos, a ausência de escadas na casa plana pode ser uma vantagem. No entanto, caso você seja indiferente a escadas e prefira modelos de habitação mais compactos e, ao mesmo tempo, bem distribuídos, talvez casas duplex sejam mais adequadas para o seu caso.

Assim, a escolha deve ser tomada comparando-se as características de cada tipo de construção, além do que representa mais conforto para a sua família. Dessa forma você poderá fazer a escolha certa de qual tipo de habitação é o ideal para a sua realidade.

Se, por acaso, você já tiver procurado bastante por imóveis e ainda não encontrou o que deseja, há sempre a possibilidade de investir em terrenos à venda em Curitiba. São grandes, costumam ser bem localizados e ainda permitem a você construir qualquer tipo de casa que quiser.

Com a variedade de opções disponíveis no mercado imobiliário nos dias de hoje, não há nem desculpa para não encontrar algo que realmente lhe deixe satisfeito. Sejam casas duplex, planas ou os terrenos à venda em Curitiba que acabamos de indicar, com certeza alguma dessas opções acabará satisfazendo todas as suas necessidades.

 

Compartilhe o post nas redes sociais!