http://casaefesta.com/cores-de-casas-2017-tendencias/

Tendências de cores para 2017

18/02/2017

Tendências de cores para 2017

 

Vamos saber mais sobre as cores de paredes que serão tendências em 2017? Veja também nesse post as mais indicadas para cada ambiente e como fazer combinações agradáveis e harmoniosas.

 

No nosso dia a dia as cores desempenham a grande função de despertar sentimentos e sensações agradáveis, elas são capazes de estimular a nossa energia ou até nos trazer tranquilidade, dependerá da cor escolhida e de como ela será utilizada em nosso ambiente.

 

No momento em que escolhemos as cores que darão vida às paredes da nossa casa, devemos saber que estamos também colocando ali nossa personalidade. Muitas vezes as cores podem determinar um momento que estamos vivendo e como estamos nos sentindo, ou ainda podemos usar as cores para estimular certas emoções e ações que desejamos.

 

As cores têm um poder incrível, por isso é bastante indicado que você coloque mais cor em suas paredes, na sua casa e na sua vida!

 

Cores de paredes que serão tendência em 2017

 

Caso você não conheça, existe uma empresa chamada PANTONE que desenvolve diversos estudos sobre cor e é considerada referência em catálogos de cores para arquitetos, designers e outros profissionais. Todo ano a empresa faz um lançamento das cores tendências, lançando uma coleção de paletas de cores.

 

No mercado temos tantas opções de cores que fica difícil escolher a melhor para nossa casa. Por isso, passaremos algumas dicas que poderão auxiliar você no momento da escolha, mas vale lembrar que nossa casa mostra um pouco do que somos, então é importante fazer com que esse momento de mudança e renovação dos ambientes traga também características exclusivas dos moradores.

 

Uma dica legal é investir no neutro; quando se trata de cores para ambientes, as cores neutras vão ser sempre a melhor opção, pois são a base da sua casa e são fáceis de combinar com as demais cores que você escolher para as paredes. Então para facilitar a sua escolha, opte por uma cor de base neutra.

 

As cores que são oficialmente consideradas neutras são o branco, preto e cinza. Mas, pode ser denominada como cor neutra também o marrom, o bege, as cores claras e fechadas, que variam do off white ao rosa bebê, passando pelo bege e tons de amarelo bem claro.

Quando o ambiente exige mais luminosidade, as cores neutras claras são as melhores opções, mas para o ambiente ficar atrativo você precisa adicionar contraste, combinar as cores claras com escuras, combinar tons neutros com objetos coloridos. Com as combinações certas, seu ambiente vai ficar dinâmico e cativante.

 

Agora, vamos passar algumas dicas de cores para as paredes de cada ambiente. Porém, antes de falar das melhores cores de parede, é importante dizer que mesmo tendo como base as tendências pelas cores de tintas, essas dicas de cores podem se estender para papéis de parede, revestimentos cerâmicos, pedras, adesivos, tecidos, enfim, todos os tipos de revestimentos para paredes que estão disponíveis no mercado.

 

Cores indicadas para quarto

Para escolher uma cor para o quarto, é preciso saber qual tipo de ambiente você deseja, se decidir por um local sossegado e calmo opte por tons frios como azul, verde e lilás. Os tons azul celeste, azul bebê, azul royal e azul petróleo são ótimas opções, pois estimulam o relaxamento.

Ainda pensando em quartos em tons bem claros, o salmão é uma excelente opção. A cor rosa, mesmo sendo uma cor quente, é indicada para quartos, pois possui uma energia que não passa agitação.

As cores de 2017 são especialmente favoráveis para embelezar quartos de crianças e bebês, pois os tons rosa bebê, azul celeste, amarelo clarinho e lavanda são cores que trarão muita tranquilidade e graciosidade para o ambiente. 

 

Cores indicadas para sala

A sala é um ambiente de interação, no qual reunimos a família e os amigos, portanto exige cores mais enérgicas como o amarelo, o laranja e o vermelho; tais cores podem ser utilizadas em uma parede de destaque. Para proporcionar um clima mais acolhedor, é interessante utilizar cores que lembram a natureza, como o verde e o marrom.

Os tons neutros como base são indicados para quem prefere um visual mais básico, podendo acrescentar tons mais coloridos em uma parede de destaque, através da pintura ou até mesmo de papel de parede e revestimento.

Agora, se você é do grupo dos mais inovadores e criativos, é interessante combinar cores opostas, como o azul e o laranja mais fechado, ou apostar na combinação das cores análogas mais abertas, como o amarelo e o verde. Com essas dicas você terá ambientes divertidos, que passam energia e, principalmente, expressam sua personalidade.

Cores indicadas para cozinha

Para tratar da cor da cozinha primeiro devemos saber que se a cozinha for anexa à sala, é preciso considerar as cores de ambos os ambientes em conjunto. A cor mais utilizada em cozinhas é o branco, pois visual e psicologicamente remetem a um ambiente mais limpo. 

Atualmente as cozinhas vêm ganhando cada vez mais cores, e é legal saber que existem algumas cores que estimulam o apetite porque aludem às cores dos alimentos, são elas o amarelo, verde, marrom, vermelho e laranja. 

Tendo como base a paleta de cores 2017 e utilizando bastante do verde militar e do cinza, a pintura com tinta de lousa é uma moda que vem crescendo. Esse tipo de pintura pode ser usado na cozinha, na sala de jantar ou na área gourmet, tudo dependerá da sua criatividade e necessidade. 

 

Cores indicadas para banheiro

 

Se o branco remete à higiene, é preferência de grande parte das pessoas que essa seja a cor do banheiro. Mas não são em todos os casos que o branco prevalece, as exceções podem resultar em ambientes mais atraentes e modernos. Com o rosa e o amarelo podemos trazer para o banheiro uma boa energia estimulante; já para tornar o ambiente mais relaxante, podemos utilizar o azul e o verde. 

 

Cores indicadas para fachada

Entre as diversas paletas de cores criadas para 2017, a Behr, uma empresa americana de tintas, fez uma divisão em sua paleta exclusivamente para fachadas de casas. A paleta classifica as cores em três estilos: confiante, composta e confortável. A marca sugere que você pense na personalidade de sua família, ou até mesmo no seu gosto individual, e na personalidade da casa para facilitar e acertar na escolha. 


O estilo confiante traz uma fachada criativa e marcante para famílias modernas, jovens, urbanas, atléticas e viajadas. Para combinar com o estilo de vida desse grupo, é aconselhável tons de azul escuro, ou tons terrosos, seja na fachada toda ou em detalhes. Uma boa opção é combinar ambas as cores, optando pelo azul na pintura das paredes e para os detalhes utilizar tons naturais de madeira.

Para famílias grandes, tradicionais, que amam receber visitas são destinadas as cores do estilo composto. Trazendo um toque mais clássico, a melhor opção para esse perfil familiar é apostar em tons claros de pintura como o off white e cores neutras claras.

Se escolher esse conjunto de cores, é interessante acrescentar um pouco de verde para a fachada através de árvores, trepadeiras ou gramados; fica ao gosto do dono qual vegetação mais lhe agrada. 

 

E, por fim, o estilo confortável, indicado para famílias tranquilas, caseiras, introvertidas e menores. Nessa opção são usados tons pastéis ou neutros para a pintura principal, mas é bacana acrescentar elementos de destaque coloridos, podendo ser o portão, uma parede diferente, vasos coloridos, ou o que mais você preferir e achar que combina com o perfil da sua casa. As cores indicadas para tais elementos de destaque são o amarelo, verde, azul e vermelho, cores que podem ser vivas, mas sem exageros para não prejudicar o estilo da fachada.

 Thaynara S. Gabardo